top of page

Importância do pré-natal

  • Foto do escritor: nanaasilva
    nanaasilva
  • 11 de abr. de 2015
  • 2 min de leitura

"Mesmo com uma redução significantes das taxas de mortalidade infantil no Brasil nas últimas décadas, os índices de óbitos neonatais ainda apresentaram um número de queda muito menor do que o desejado. Tais mortes ocorrem por causas evitáveis,como a assistência adequada no pré-natal, que é constituída pela detecção e a intervenção precoce das situações de risco tendo o objetivo de reduzir as principais causas de mortalidade materna e neonatal."

(BRASIL, 2012)

prenatal.jpg

O principal objetivo do acompanhamento pré-natal é assegurar o desenvolvimento da gestação, permitindo o parto de um recém-nascido saudável, sem intercorrências na saúde materna, inclusive abordando aspectos psicossociais e as atividades educativas e de prevenção. É essencial o início precoce do pré-natal para que a assistência seja realizada de forma adequada, onde a quantidade ideal de consultas não possui um número específico mas, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a quantidade adequada seria igual ou superior a 6 (seis) consultas. A periodicidade das consultas deverá ser mensal até a 28ª semana, quinzenal entre 28 e 36 semanas e a partir daí serão semanais.


  • Vantagens da realização do pré-natal

- Permite identificar doenças que já estavam presentes no organismo, porém, evoluindo de forma silenciosa, como a hipertensão arterial, diabetes, doenças do coração, anemias, sífilis, entre outras. Seu diagnóstico permite medidas de tratamento que evitam maior prejuízo à mulher, não só durante a gestação, mas por toda sua vida; - Detecta problemas fetais, como más formações. Algumas delas em fases iniciais permitem o tratamento intraútero que proporciona ao recém-nascido uma vida normal;

- Avalia ainda aspectos relativos à placenta, possibilitando tratamento adequado. Sua localização inadequada pode provocar graves hemorragias com sérios riscos maternos; - Identifica precocemente a pré-eclâmpsia, que se caracteriza por elevação da pressão arterial, comprometimento da função renal e cerebral, ocasionando convulsões e coma. Esta patologia constitui uma das principais causas de mortalidade no Brasil.


FONTE: BRASIL, Ministério da Saúde. Cadernos de Atenção Básica, n° 32: Atenção ao pré-natal de baixo risco. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2012.


 
 
 

Comments


Conheça a idealizadora da página

Olá, me chamo Nayana P. N. da Silva, moro em Feira de Santana na Bahia, tenho 23 anos, sou formada pelo curso de Enfermagem da Faculdade Anísio Teixeira e pós-graduanda em obstetrícia.

Destaques
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts recentes
Siga
  • Wix Facebook page
  • Ícone do App Instagram
bottom of page