top of page

Síndrome dos ovários policísticos

  • Enfª Nayana Silva
  • 18 de abr. de 2015
  • 2 min de leitura

Síndrome_dos_Ovários_Policísticos.jpg

A síndrome dos ovários policísticos (SOP) é uma das mais comuns endocrinopatias que acometem mulheres em idade reprodutiva, com prevalência de 4 a 12% em diferentes populações.


  • Principais características: anovulação crônica, excesso de androgênios evidenciado na clínica ou laboratorialmente, e ultrassonografia indicativa de policistos nos ovários.

Algumas evidências mostram que a SOP é uma desordem crônica cujos sinais costumam aparecer antes da puberdade e, algumas vezes, como uma adrenarca precoce (aumento dos adrógenos adrenais). A sintomatologia da doença pode estar presente em qualquer idade da vida reprodutiva, e as manifestações se diferem de mulher para mulher.


Devido a essa heterogeneidade de características, o diagnóstico é frequentemente demorado. Muitas mulheres portadoras da SOP não procuram assistência médica até tentarem engravidar, pois essa seria a primeira vez que elas não estariam fazendo uso de contraceptivos hormonais, que provavelmente haviam mascarado os sintomas até então. O diagnóstico em adolescentes é frequente e tem aumentado devido ao crescente número de adolescentes obesas. Por isso, é importante a intervenção precoce, principalmente para reduzir as complicações associadas.

Perda de peso e exercícios físicos são estratégias iniciais no tratamento de mulheres obesas, melhorando a sensibilidade à insulina, hiperandrogenismo, fatores de riscos metabólicos, ciclos menstruais e ovulação, reduzindo o número de folículos ovarianos retidos e o volume ovariano, melhorando assim a fertilidade e a capacidade reprodutiva. A redução de 2 a 7% do peso corporal reduz os níveis de androgênios e ocorre melhora na função ovariana e adoção de uma dieta redutora de peso, com baixo teor de gordura, associada à atividade física regular implicam benefícios psicológicos em mulheres com SOP.

Não há provas de que alguma composição dietética seja ideal para mulheres com SOP. No entanto, um grupo sugere que uma dieta pobre em gorduras saturadas e rica em fibras predominantemente de alimentos com baixo índice glicêmico de carboidratos seja adequada para mulheres com SOP.

FONTE: URBANETZ, A. A. Síndrome dos ovários policísticos: aspectos atuais das abordagens terapêuticas. FEMINA. vol 37, nº 5. Paraná, 2009.

 
 
 

Comments


Conheça a idealizadora da página

Olá, me chamo Nayana P. N. da Silva, moro em Feira de Santana na Bahia, tenho 23 anos, sou formada pelo curso de Enfermagem da Faculdade Anísio Teixeira e pós-graduanda em obstetrícia.

Destaques
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts recentes
Siga
  • Wix Facebook page
  • Ícone do App Instagram
bottom of page